Leucócitos Granulopoiese

 Leucócitos Granulopoiese

Os leucócitos da granulopoiese são as células do sangue que possuem granulos no seu citoplasma. A célula mãe na medula óssea da origem ao mieloblasto que através de reações citoquímicas continua a sequência da maturação celular que chamamos de granulopoiese.

Quais são os leucócitos da granulopoiese?

As células na sua sequência
Mieloblasto
Promielocito
Mielocito
Metamielocito
Bastonete
Neutrófilo Segmentado



Vamos descreve-los:

Mieloblasto

Os mieloblastos têm aproximadamente 15-20 mícrons de tamanho e uma alta proporção entre o núcleo e o citoplasma. O núcleo é geralmente redondo a oval, mas pode ser irregular. A cromatina é lisa e frouxa, e um ou mais nucléolos podem estar presentes. O citoplasma é azul claro. Grânulos citoplasmáticos normalmente não são vistos, embora pequenos grânulos raros possam estar presentes. Os mieloblastos leucêmicos podem conter poucos grânulos citoplasmáticos ou bastonetes de Auer, que são estruturas lineares avermelhadas compostas de grânulos primários fundidos. A presença de bastonetes de Auer indica malignidade mieloide

Prómielocito

Os promielócitos podem ser maiores do que os mieloblastos e têm citoplasma basofílico contendo grânulos primários (azurófilos). Uma zona de Golgi pode ser visível como um halo perinuclear ou clareira paranuclear. A cromatina nuclear é finamente dispersa e os nucléolos podem ser visíveis. Os promielócitos constituem aproximadamente 2% das células nucleadas da medula óssea e não circulam no sangue periférico em condições normais.

Mielócito

Os mielócitos contêm grânulos citoplasmáticos primários (azurófilos) e secundários / específicos (rosa ou lilás). A proporção de grânulos secundários aumenta à medida que a célula amadurece. O núcleo é redondo e não tem nucléolo. A cromatina é mais condensada do que a dos promielócitos. Os mielócitos não estão normalmente presentes no sangue periférico, mas podem ser observados em condições infecciosas / inflamatórias, efeito do fator de crescimento, infiltração da medula e neoplasias mieloides.

Metamielócito

Os metamielócitos neutrofílicos têm cromatina condensada e um núcleo com indentação ligeira (o recuo tem menos da metade do diâmetro do núcleo). O citoplasma contém abundantes grânulos específicos e raros grânulos primários (azurófilos). Os metamielócitos normalmente não estão presentes no sangue periférico, mas podem ser vistos em estados infecciosos ou inflamatórios e em outras condições reativas e neoplásicas.

Bastonete

Os neutrófilos em banda ou bastonetes são ligeiramente menos maduros do que os neutrófilos segmentados e têm núcleos recortados e não segmentados em forma de "C" ou "S". Os neutrófilos em banda normalmente representam cerca de 5 a 10% dos leucócitos do sangue periférico. Uma proporção aumentada de neutrófilos em banda pode ser observada em condições infecciosas e inflamatórias.

Neutrófilo Segmentado

Neutrófilos maduros segmentados têm cromatina condensada e 2 a 5 lobos nucleares separados por filamentos finos. O citoplasma é rosa claro e contém vários grânulos específicos. Em adultos saudáveis, aproximadamente 40-80% dos leucócitos do sangue periférico são neutrófilos segmentados.


Os leucócitos da granulopoiese são as células que fazem parte do que chamamos de desvio a esquerda.

O desvio a esquerda acontece quando encontramos as células imaturas no sangue periférico, não necessariamente é obrigatório encontrar todas para determinar um desvio a esquerda.


Tem dúvidas sobre Leucócitos Granulopoiese?

Assista a aula completa:


Abraços e até mais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como diferenciar a cromatina nuclear - Frouxa ou Densa

Como Identificar Leucemia Linfoide Cronica no Hemograma Completo

Hematopoiese de Forma Fácil